sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A razão do nosso viver


A Bíblia é claríssima: Deus nos criou para a Sua glória. Pois diz o Senhor: "Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, os quais criei para minha glória" (Isaías 43:6-7). Nossa vida é jogada fora quando não vivemos para a glória de Deus. E eu quero dizer tudo na vida. É tudo para a glória de Deus. É por isso que a Bíblia entra nos detalhes do comer e do beber. "Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." (1 Coríntios 10:31). Nós jogamos nossas vidas fora quando nós não incluímos Deus em nosso comer, beber e em todas as outras partes das nossas vidas, com prazer em Deus, demostrando a Sua glória.

O que significa glorificar a Deus? Se não formos cuidadosos, podemos chegar a uma distorção perigosa. A palavra glorificar se parece com a palavra embelezar. Mas embelezar normalmente quer dizer "tornar algo mais belo do que já é", aumentar sua beleza. Isto com certeza não é o que queremos dizer com glorificar quando o fazemos com relação a Deus. Não se pode fazer com que Deus seja mais glorioso ou mais belo do que Ele é. Deus não pode ser melhorado, "nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse" (Atos 17:25). Glorificar não significa adicionar mais glória a Deus.

Seria mais como a palavra magnificar. Mas aqui também nós podemos errar. Magnificar tem dois significados distintos. Com relação a Deus, um é adoração e outro é abominação. Você pode magnificar como um telescópio ou como um microscópio. Quando você magnifica como um microscópio, você faz com que algo minúsculo pareça maior do que é. Um ácaro pode parecer um monstro. Tentar magnificar Deus assim é abominação. Mas quando você magnifica como um telescópio, você faz com que algo inimaginavelmente grande apareça como realmente é. Com o telescópio espacial Hubble, galáxias que aparecem como pontos minúsculos no céu são reveladas como gigantes, com bilhões de estrelas, tal como elas realmente são.

Nós jogamos nossa vida fora, quando não oramos, pensamos, sonhamos, fazemos nossos planos ou trabalhamos com o objetivo de magnificar Deus em todas as esferas da vida. Deus nos criou para isso: para vivermos nossas vidas de maneira a demonstrar Sua real grandeza, beleza e infinito valor. No céu noturno deste mundo, Deus aparece para a maioria das pessoas como um pontinho de luz, em meio a uma imensa escuridão. Mas Ele nos criou e nos chamou para mostrar ao mundo como Ele realmente é. Isso é o que significa ser criado à imagem de Deus. Nós fomos feitos para mostrar ao mundo como Deus é de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário