domingo, 17 de outubro de 2010

"Apenas uma vida, que logo passará"

Uma outra grande força em minha juventude - pequena no começo, mas que se tornou tão poderosa ao longo do tempo - era uma placa que ficava pendurada em nossa cozinha, acima da pia. Nós nos mudamos para aquela casa quando eu tinha seis anos. Assim, eu suponho que eu olhei para as palavras sobre aquela placa quase todos os dias por doze anos, até eu ir embora para a faculdade, aos dezoito. Era um pedaço de vidro simples, pintado de preto na parte de trás, com uma corrente cinza muito bem colocada ao seu redor, funcionando como uma borda e servindo para pendurar. Na parte da frente, em inglês arcaico, pintadas em branco, estavam as palavras:

Apenas uma vida,
que logo passará;
Apenas o que for feito
para Cristo permanecerá.

À esquerda, ao lado dessas palavras, estava pintada uma colina verde com duas árvores e um caminho marrom que desaparecia sobre a colina. Quantas vezes, como um menino e como um adolescente com espinhas, e desejos, e ansiedades, eu olhei para aquele caminho marrom (minha vida) e imaginei o que estaria sobre aquela colina. A mensagem era clara. Você tem uma passagem na vida. É tudo. Apenas uma. E o compasso dessa vida é Jesus Cristo. Eu tenho cinquenta e sete anos enquanto eu escrevo e aquela mesma placa está pendurada hoje na parede da frente da nossa casa, ao lado da porta. Eu a vejo toda vez que eu saio de casa.

O que significaria desperdiçar a minha vida? Essa era uma pergunta ardente. Ou, mais positivamente, o que significaria viver bem de maneira a não desperdiçar a vida, mas de maneira a ... ? Como terminar essa frase, essa era a questão. Eu não sabia nem ao certo como colocar a questão em forma de palavras, muito menos qual seria a resposta. Qual era o oposto de não desperdiçar a minha vida? "Ser bem-sucedido em uma carreira"? Ou "ser feliz ao máximo"? Ou "realizar algo grandioso"? Ou "encontrar o mais profundo significado e a mais profunda significância"? Ou "ajudar o maior número de pessoas possível"? Ou "servir a Cristo de maneira plena"? Ou "glorificar a Deus em tudo o que eu fizer"? Ou existiria um ponto, um propósito, um foco, uma essência na vida que realizaria cada um desses sonhos?
Tradução do trecho “Only one life, ’twill soon be past”, extraído da página 12 do livro "Don't Waste Your Life" (Crossway Books, 2003) escrito pelo Pastor John Piper. Para fazer download do original em inglês, acesse: http://www.desiringgod.org/resource-library/online-books/dont-waste-your-life

Nenhum comentário:

Postar um comentário