Meu pai era um evangelista. Na verdade, ele ainda é, mesmo que ele não viage agora1. Quando eu era menino, houve raras ocasiões em que minha mãe, minha irmã e eu viajamos com ele e o ouvimos pregar. Eu tremia ao ouvir o meu pai pregando. Apesar da introdução, previsivelmente descontraída, aquilo tudo me atingia com um fervor incomparável. Ele tinha um certo olhar e um apertar de lábios característicos quando a avalanche de textos bíblicos chegava a um clímax na aplicação prática2.1. O pai de John Piper morreu cerca de 4 anos depois de Piper ter escrito esse capítulo, em uma terça-feira, 6 de março de 2007. Para mais detalhes, acesse http://www.desiringgod.org/resource-library/taste-see-articles/hello-my-father-just-died
"Eu a desperdicei! Eu a desperdicei!"
Ah, e como ele pleiteava! Crianças, adolescentes, jovens solteiros, jovens casais, os de meia-idade, os idosos - ele imprimia as advertências e os desejos de Cristo no coração de cada pessoa. Ele tinha histórias, tantas histórias, para cada grupo de idade - histórias de conversões gloriosas e histórias de recusas horríveis à fé, seguidas por mortes trágicas. Raramente essas histórias vinham sem lágrimas.
Para mim, enquanto menino, uma das mais apreensivas ilustrações que o meu impetuoso pai usava era a história de um homem que se converteu na velhice. A igreja havia orado por esse homem durante décadas. Ele era difícil e resistente. Mas dessa vez, por alguma razão, ele apareceu quando o meu pai estava pregando. No final do culto, durante um hino, para a admiração de todos, ele veio e pegou a mão do meu pai. Eles sentaram juntos, no primeiro banco da igreja, enquanto as pessoas se despediam. Deus abriu o coração daquele homem ao Evangelho de Cristo, ele foi salvo de seus pecados e recebeu a vida eterna. Mas isso não o impediu de soluçar e dizer, enquanto as lágrimas corriam por seu rosto enrugado - e que impacto para mim era ouvir meu pai, em lágrimas, dizendo - "Eu a desperdicei! Eu a desperdicei!"
Essa era a história que mais me deixava apreensivo, mais do que todas as histórias de jovens que morriam entre os destroços de um carro antes de serem convertidos - a história de um homem velho, chorando por ter desperdiçado a sua vida. Naqueles meus primeiros anos de vida, Deus despertou em mim um medo e uma paixão por não desperdiçar a minha vida. O pensamento de chegar à velhice e dizer, em lágrimas, "Eu a desperdicei! Eu a desperdicei!" era um pensamento assustador e horrível.
2. "Apesar da introdução, previsivelmente descontraída, aquilo tudo me atingia com um fervor incomparável". Tive bastante dificuldade na tradução dessa frase. Segue o texto original, para aqueles que desejarem traduzi-lo ou interpretá-lo de uma outra forma: "In spite of the predictable opening humor, the whole thing struck me as absolutely blood-earnest. There was a certain squint to his eye and a tightening of his lips when the avalanche of biblical texts came to a climax in application."
Nenhum comentário:
Postar um comentário