sábado, 16 de outubro de 2010

"Eu a desperdicei! Eu a desperdicei!"

Nas próximas postagens, trarei a tradução do "Capítulo 1: Minha busca por uma única paixão para viver" do livro "Não Desperdice Sua Vida" ("Don't Waste Your Life" - Crossway Books, 2003), escrito por John Piper.
Meu pai era um evangelista. Na verdade, ele ainda é, mesmo que ele não viage agora1. Quando eu era menino, houve raras ocasiões em que minha mãe, minha irmã e eu viajamos com ele e o ouvimos pregar. Eu tremia ao ouvir o meu pai pregando. Apesar da introdução, previsivelmente descontraída, aquilo tudo me atingia com um fervor incomparável. Ele tinha um certo olhar e um apertar de lábios característicos quando a avalanche de textos bíblicos chegava a um clímax na aplicação prática2.

"Eu a desperdicei! Eu a desperdicei!"

Ah, e como ele pleiteava! Crianças, adolescentes, jovens solteiros, jovens casais, os de meia-idade, os idosos - ele imprimia as advertências e os desejos de Cristo no coração de cada pessoa. Ele tinha histórias, tantas histórias, para cada grupo de idade - histórias de conversões gloriosas e histórias de recusas horríveis à fé, seguidas por mortes trágicas. Raramente essas histórias vinham sem lágrimas.

Para mim, enquanto menino, uma das mais apreensivas ilustrações que o meu impetuoso pai usava era a história de um homem que se converteu na velhice. A igreja havia orado por esse homem durante décadas. Ele era difícil e resistente. Mas dessa vez, por alguma razão, ele apareceu quando o meu pai estava pregando. No final do culto, durante um hino, para a admiração de todos, ele veio e pegou a mão do meu pai. Eles sentaram juntos, no primeiro banco da igreja, enquanto as pessoas se despediam. Deus abriu o coração daquele homem ao Evangelho de Cristo, ele foi salvo de seus pecados e recebeu a vida eterna. Mas isso não o impediu de soluçar e dizer, enquanto as lágrimas corriam por seu rosto enrugado - e que impacto para mim era ouvir meu pai, em lágrimas, dizendo - "Eu a desperdicei! Eu a desperdicei!"

Essa era a história que mais me deixava apreensivo, mais do que todas as histórias de jovens que morriam entre os destroços de um carro antes de serem convertidos - a história de um homem velho, chorando por ter desperdiçado a sua vida. Naqueles meus primeiros anos de vida, Deus despertou em mim um medo e uma paixão por não desperdiçar a minha vida. O pensamento de chegar à velhice e dizer, em lágrimas, "Eu a desperdicei! Eu a desperdicei!" era um pensamento assustador e horrível.
1. O pai de John Piper morreu cerca de 4 anos depois de Piper ter escrito esse capítulo, em uma terça-feira, 6 de março de 2007. Para mais detalhes, acesse http://www.desiringgod.org/resource-library/taste-see-articles/hello-my-father-just-died
2. "Apesar da introdução, previsivelmente descontraída, aquilo tudo me atingia com um fervor incomparável". Tive bastante dificuldade na tradução dessa frase. Segue o texto original, para aqueles que desejarem traduzi-lo ou interpretá-lo de uma outra forma: "In spite of the predictable opening humor, the whole thing struck me as absolutely blood-earnest. There was a certain squint to his eye and a tightening of his lips when the avalanche of biblical texts came to a climax in application."

Nenhum comentário:

Postar um comentário