terça-feira, 19 de outubro de 2010

"Os Anos Perdidos"

Eu havia esquecido o quanto essa pergunta era pesada para mim até que eu dei uma olhada nas minhas lembranças daqueles anos. Quando eu estava prestes a deixar a minha casa na Carolina do Sul em 1964, e nunca mais voltar como um morador, o colégio Wade Hampton publicou uma revista literária simples, com poemas e histórias. Próximo ao fim, com a assinatura Johnny Piper, havia um poema. Eu vou poupar vocês. Não era um bom poema. Jane, a editora, foi misericordiosa. O que importa para mim agora era o título e as primeiras quatro linhas. Ele era intitulado "Os Anos Perdidos". Ao lado, havia um desenho de um velho numa cadeira de balanço. O poema começava assim:

Durante muito tempo eu busquei pelo significado escondido da terra.
Durante muito tempo, enquanto jovem, minha busca foi em vão.
Agora, enquanto eu me aproximo dos meus pálidos últimos dias,
Minha busca eu devo começar novamente.

Através dos quarenta anos que me separam daquele poema, eu posso ouvir o temível refrão "Eu a desperdicei! Eu a desperdicei!" De alguma maneira foi despertada em mim uma paixão pela essência e pela razão principal da vida. A questão ética "se algo é lícito ou não" enfraqueceu-se em relação à questão "qual é a coisa principal, a coisa essencial?" O pensamento de construir uma vida ao redor de uma moralidade mínima ou uma significância mínima - uma vida definida pela questão, "O que é lícito?" - parecia quase que repugnante para mim. Eu não queria uma vida mínima. Eu não queria viver na periferia da realidade. Eu queria entender o que era o essencial na vida e o buscar.
Tradução do trecho “The Lost Years”, extraído da página 13 do livro "Don't Waste Your Life" (Crossway Books, 2003) escrito pelo Pastor John Piper. Para fazer download do original em inglês, acesse: http://www.desiringgod.org/resource-library/online-books/dont-waste-your-life

Nenhum comentário:

Postar um comentário